Nas sociedades agrícolas os filhos são considerados um bom investimento enquanto nas sociedades desenvolvidas são considerados uma despesa (estudo da Universidade de Hong Kong).
O dever de obedecer sempre à autoridade é um dever escravizante. O dever de obedecer sempre à inteligência é, pelo contrário, libertador.
É preciso acostumar as crianças a cumprirem o seu dever e acrescentar que é a sua inteligência que lhe indicará, em cada momento, qual é esse dever (sugestão do pedagogo e filósofo espanhol José António Marina).
Eu falei pessoalmente com o neurocientista Ivan Izquierdo especialista em memoria e ele diz que muitas vezes alem de entender decorar faz parte da aprendizagem.
ResponderExcluirBOA NOITE
ResponderExcluirTudo faz parte da aprendizagem:decorar,observar,repetir...com relação à memória, decorar é um ótimo exercício para que possamos estimulá-la e assim obter referências para determinados pontos que queiramos lembrar.Quando falo em aprendizagem,não falo do contexto simples ou usual da palavra,e sim da aprendizagem da vivência.Entender as situações da vida,seus problemas e assim ter a capacidade de formular respostas.Já li algumas obras de Ivan Izquierdo,principalmente sobre "A ARTE DE ESQUECER",em que foca a necessidade de sabermos deixar algumas lembranças de lado para assim não forçarmos a memória,e conseguirmos armazenar novas informações.
Então,para que se aprenda devemos levar em conta todos os fatores,e mesmo depois de decorar,observar,analisar,refletir,devemos entender para então chegarmos a um ponto.
Obrigada pelo seu comentário,anônimo.
Abraços.
Cíntia Fontes.