domingo, 27 de junho de 2010

O DESENVOLVIMENTO DA APRENDIZAGEM INFANTIL

O DESENVOLVIMENTO DA APRENDIZAGEM INFANTIL

Como educadora minhas ações didáticas não se baseiam na teoria inatista. Essa teoria se baseia na crença de que as capacidades básicas do ser humano são inatas,isto é já se encontram prontas no momento do nascimento. Para essa teoria o desenvolvimento é pré-requisito para a prendizagem,com isso o processo educacional pouco ,ou quase nada altera as determinações inatas. Aprática escolar não desafia,não amplia nem instrumentaliza o desenvolvimento do educando,uma vez que se restringe àquilo que o educando já conquistou; a educação pode apenas aprimorar um pouco aquilo que o educando é. A responsabilidade do sucesso escolar está no educando e não na escola.
Se eu fosse basear minhas ações nessa teoria,não teria condições de valorizar o meu trabalho como professora e pedagoga já que o meu esforço e dedicação não seriam suficiente para o progresso do desenvolvimento escolar de meus alunos. Passaria de educadora a reforçadora de características inatas.
Segundo john B. Watson( Psycology as the Behaviorist views it – 1913) o comportamentro de todo e qualquer indivíduo poderia ser previsto e controlado. A priori, o comportamento era modelado pelo paradigma pavloviano de estímulo e resposta conhecido como condicionamento clásico. Ou seja, um comportamento é sempre uma resposta a um estímulo específico. Para Watson, a importância do meio na construção e desenvolvimento do indivíduo era fundamental. Com essa idéia , o ser humano ao nascer não traria nada consigo, nem experiências ou qualquer tipo de comportamento pré-existente. Dessa forma seu comportamento poderia ser modelado por conexões S-R (estímulo-resposta). Assim a idéia de que uma criança é como uma tela em branco se refere à falta de experiências pré-existentes . E o papel do professor seria condicionar essa criança a um modelo comportamental já estabelecido, sem dar ênfase aos seus questionamentos . O modelo seria o ambiente em que a criança vive,onde e com quem se relaciona. Assim como a experiencia de Skinner(1945),a criança seria condicionada a realizar determinadas ações mediante o estímulo do ambiente.
Na história “Pedro e Tina”escrita por Stephen Michael King encontramos um exemplo clássico da teoria interacionista. A troca de experiências das duas crianças resultou em uma construção do desenvolvimento de cada uma. Segundo os estudos de Vygotsky,(1896-1934),para que haja desenvolvimento é necessário uma dialética das interações com o outro e com o meio. Para ele aquele que aprende e aquele que ensina estão em uma relação interligada. Um dos pressupostos básicos de Vygotsky é que o ser humano constitui-se enquanto tal na relação com o outro.
Um dos conceitos existentes na história de Stephen King é o da Zona de Desenvolvimento Proximal,que se relaciona com a diferença entre o que a criança consegue realizar sozinha e aquilo que, embora não consiga realizar sozinha é capaz de aprender e fazer com uma pessoa mais experiente. Portanto,a ZPD é tudo o que a criança pode adquirir em termos intelectuais quando lhe é dado o suporte educacional devido.
Nesse processo de aprendizagem, a criança começa a desenvolver seu cognitivo estabelecendo parâmetros de associação para resolver questões. Nesse processo ocorrem os erros construtivos,onde a criança elabora as resoluções de questões baseando-se em suas próprias análises.
Em uma de minhas aulas foi colocado o seguinte problema: Ana foi ao mercado e comprou laranjas por 1 real, abacaxis por 3 reais e tomates por 5 reais.Quanto ela gastou? Um aluno deu como resposta : 5 – 3 – 1 =1
De acordo com a resposta, percebi que sempre que aparece a palavra “gastou” o aluno fazia conta de subtração.
A palavra “gastou”exprime uma idéia de perda e muitas vezes nós,professores, incultamos essa idéia aos alunos.
Na resolução do problema o aluno se ateve à idéia do gastar e não no contexto da questão. O que fundamentou sua lógica foi a idéia do gastar-subtrair. Segundo Perrenoud (2000) é preciso compreender o erro ao invés de combatê-lo. O erro não pode ser mais analisado como ponto de chegada,e sim como ponto de partida,uma vez que se trata de um mecanismo revelador do pensamento do aprendiz. O professor deve interessar-se pelos erros aceitando-os como etapas do esforço de compreender , proporcionando ao aprendiz , porém os meios para tomar consciência deles ,identificar sua origem e transpô-los.
Nesse processo de desenvolvimento a linguagem é muito importante na estruturação do pensamento. O estímulo à brincadeira é essencial na sala de aula pois ela contribui para a expansão da linguagem escrita.As brincadeiras de contar histórias, faz-de-conta, teatrinho de marionetes , são atividades que desenvolvem e exploram a linguagem na sala de aula.Essas atividades permitem à criança utilizar gestos e palavras , além de dar significado a objetos inanimados que por muitas vezes tomam o papel de seres reais nessas brincadeiras.
Na contação de histórias, vemos as crianças imitando os gestos dos personagens, fazendo vozes diferenciadas,utilizando o raciocínio e a imaginação para realizar a brincadeira. Nessa atividade a imitação é o fator para a apropriação pela criança do significado do ser imitado. Quando a criança imita uma mãe, ela se apropria do significado da idéia do que é ser mãe. Muitas vezes observamos nessa ação o ninar,o dar papinha,a palmada. Isso reflete a idéia da mãe que está no seu subconsciente,transpondo para a vivência através da contação de histórias. Segundo Piaget o desenvolvimento é um processo sucessivo de equilibrações. A criança de desenvolve obedecendo a um processo natural,onde cada etapa está relacionada com uma fase de sua vida. O balbuciar,o falar ,a capacidade de imitar,são resultantes da observação e apropriação dos estímulos ambientais que resultam semprte em uma resposta para a criança.
Quando a criança chora, percebe que como resposta tem a presença da mãe. A partir daí,dependendo da intensidade do choro ,muitas respostas podem advir dessa ação:uma mamadeira,uma fralda limpa,um colo quentinho.Assim a criança adapta as idéias ao resultado.
Segundo Wallon (1981) os progressos em relação ao desenvolvimento infantil vão surgindo na medida em que as agitações impulsivas na criança vão sendo identificadas e significadas pelo meio. Por meio dessas influencias recíprocas e trocas mútuas,que orientam as reações da criança, vão se construir as primeiras estruturas mentais e novas formas de pensamento.
O processo de desenvolvimento infantil se realiza nas interações ,que objetivam não só a satisfação das necessidades básicas,como também a construção de novas relações sociais.
Concluimos então que não é possível nos contentarmos com as relações “toma-lá-dá-cá”. Que o desenvolvimento da criança se dá através da interação do mesmo com o meio,através da relação que se desenvolve.Essa relação ,estimulada de forma adequada,deve se desenvolver em espiral,jamais voltando em círculo fechado para o ponto anterior.Esse é o desafio para os educadores que atuem com crianças na educação infantil.

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